4º Festival de Animação e Arte

logomarca 4º Festival de Animação e Arte

1. JUSTIFICATIVA DO PROJETO 

Capelinha esta situada no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais e possui cerca de 34 mil habitantes. Por toda região o que se vê são poucos programas de incentivo a prática cultural, e em especifico ao teatro. Valorizar a cultura pode ser um dos meios para se obter um crescimento de forma que valores e princípios sejam preservados.

Com todo desenvolvimento econômico e social de nossa cidade, organizações como o Grupo de Teatro Anim’Art devem atuar de encontro ao fomento de iniciativas que venham fortalecer as praticas culturais no município.

Pensando assim, em 2011, 2012 e 2013 foram realizados o primeiro, segundo e terceiro Festival de Animação e Arte, um projeto pioneiro que vem desenvolvendo importante função no âmbito cultural, fazendo de crianças, adolescentes e jovens, cidadãos politizados e cientes da importância da preservação dos valores culturais.

Nos três anos de suas realizações, o Festival teve cerca de 600 inscrições para participar de oficinas teatrais, destas 120 participaram das apresentações dos espetáculos e mais de 60 artistas (músicos, atores, artesões e dançarinos), se apresentaram para um publico geral de mais de 5.000 pessoas.

Realizar o 4º Festival de Animação e Arte é dar continuidade a um projeto que conquistou o carinho de seu público e que durante os últimos anos vem deixando de legado para Capelinha: Crianças, adolescente e jovens capazes de desenvolver ações onde os mesmos são protagonistas. Expor, reavivar e formar novos tipos de manifestações culturais é hoje um dos seus principais objetivos, fazendo com que o convívio cultural esteja cada vez mais presente na vida da população de capelinha.

2. OBJETIVOS

• Expor, reavivar e promover a cultura local valorizando as riquezas de nosso povo através do teatro.
• Divulgar e incentivar a prática teatral na comunidade através de oficinas e apresentações teatrais;
• Promover entre crianças, adolescentes e jovens o reconhecimento e valorização da cultura, motivando-os para que percebam seu papel na construção de sua identidade e relação com a sociedade;
• Integrar as escolas participantes;
• Fomentar o protagonismo juvenil;
• Fomentar iniciativas que venham fortalecer as práticas culturais no município;

3. METODOLOGIA

De acordo com a programação o 4º Festival de Animação e Arte, as atividades do evento terão inicio em fevereiro de 2014 com as oficinas de teatro e durante os meses de março e meados de abril será realizada a montagem dos espetáculos, tendo a culminância do projeto no fim do mês de abril e inicio do mês de maio, com as apresentações do concurso escolar do teatro.

O Grupo de Teatro Anim’Art usará para realizar o 4º Festival de Animação e Arte a metodologia empregada nas três primeiras edições:

• Durante o primeiro mês será feita a divulgação e abertura das inscrições para os alunos. Promoveremos ainda oficinas teatrais com os alunos e após as oficinas serão feitos debates sobre a cultura local.
• Nos meses seguintes serão realizadas as montagens dos espetáculos, neste processo os alunos terão a oportunidade de adquirir um maior conhecimento teórico e pratico sobre o fazer teatral.
• Nos últimos meses os espetáculos serão divulgados e ocorrerá a distribuição de convites/ingressos para que a população tenha a oportunidade de prestigiar o resultado final, fruto das oficinas e ensaios, realizados durante o evento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s